quinta-feira, 3 de março de 2011

QUANDO E COMO TROCAR O ÓLEO DO CARRO.


QUANDO TROCAR O ÓLEO DO CARRO.
QUAL O MELHOR ÓLEO PARA UTILIZAR.


Primeiramente vamos lá, mais uma dica importante da APROVA, qual o melhor momento de trocar o óleo do seu carro?
A maioria das pessoas não sabe que no manual de instruções existe tal informação, afinal, o manual de instruções não existe apenas para aprendermos a utilizar os botões do painel ou algum acessório constante do veículo, lá encontramos todas as informações úteis para a manutenção do veículo.
Muitas vezes paramos nos postos de combustível e os frentistas nos abordam perguntando: - Quer que eu olhe o óleo? – Muitas vezes dizemos que não, mas até que não é má idéia fazermos isso de vez em quando.
Mas importante também não é ficar completando o óleo cada vez que ele baixa. Isso pode ocasionar danos no motor do veículo, porque vai acumulando sujeira e isso pode impedir o bom funcionamento do motor.
Outro fator importante é que a cada troca, ou mesmo quando simplesmente é trocado o óleo, precisamos dar um tempo para que o mesmo se acomode no motor e aí sim, veremos com precisão o nível do óleo no motor.
A maioria das oficinas e empresas especializadas em troca de óleo, normalmente colocam um adesivo com a quilometragem da próxima troca, isso se dá em virtude do tipo de óleo colocado e a quilometragem por ele suportada, procure sempre ficar atento a este adesivo.
Vários tipos de óleo para motor podem ser encontrados no mercado, existe o sintético, o semi-sintético e o mineral. Qual a diferença deles?
O óleo sintético é um tipo de óleo feito em laboratório que mistura vários componentes químicos.
A diferença do óleo sintético para o mineral, além do preço é a durabilidade. O óleo mineral além de ser mais barato, não chega a durar tanto quanto o sintético, por ser mais duradouro chega a custar até cinco vezes mais do que o mineral.
DICAS IMPORTANTES.
·         Na hora da troca do óleo, se o veículo estiver quente fica mais fácil para escorrer o mesmo, uma vez o óleo do motor ficar mais fino, e assim drena com mais facilidade.
·         Ao trocar o óleo ou simplesmente completar, fique atento, pois o nível correto fica entre os dois traços que marcam o máximo e o mínimo, e não no traço que indica o máximo. Mas, caso o nível do óleo fique acima da marca da vareta, isso pode ocasionar sérios danos ao motor, uma vez aumentar a pressão do cárter, podendo ocorrer vazamentos e rupturas de bielas, sujando as velas e as válvulas face o mesmo ser queimado na câmara de combustão. Também pode criar problemas no catalisador.

·         Caso você não tenha o manual do proprietário do seu veículo, nas oficinas especializadas em troca de óleo existe uma tabela relativa à viscosidade (SAE) e desempenho (API). Consulte.

POSSO TROCAR O ÓLEO DO CARRO SOZINHO?

Sim, você pode e para isso faça da seguinte forma. Apesar de não compensar porque em muitas lojas de troca de óleo eles fazem isso gratuitamente, além de ser mais seguro.
A.    Mantenha o carro ligado durante alguns minutos, porque o óleo quente drena melhor do que o óleo frio.
B.     Estacione o carro em um lugar plano.
Desligue o carro e deixe-o freado e engrenado.
Levante-o com um ou dois macacos, com firmeza, para não cair.
Coloque calços para que o carro fique realmente imóvel.
Depois de ter certeza de que o carro não sairá do lugar, pegue um recipiente vazio, largo e baixo, onde cairá o óleo usado que sairá do carro.
C.     Se você souber onde fica o cárter (tanque do óleo em um motor), coloque o recipiente abaixo do tampão de drenagem.
Se não souber, consulte o manual do proprietário, que mostra a localização.
D.    Com uma chave de boca da medida do tampão, afrouxe-o girando em sentido anti-horário. Depois acabe de retirá-lo com a mão.
E.     Deixe o óleo escorrer até ver que não ficou nada no cárter e que não pinga mais.
F.      Limpe o tampão retirando os restos de óleo e coloque-o novamente com a mão.
G.    Aperte-o com a chave de boca e certifique-se de que está bem firme. Não o deixe frouxo, porque ele pode se soltar e o óleo todo escorrer, nem apertado demais, porque, se a rosca se danificar, o óleo também vaza.
H.    Localize o filtro de óleo. Coloque um recipiente embaixo dele para receber as sobras que possam ficar no filtro.
I.       Solte o filtro e retire-o. Limpe a área com um trapo. Cheque se a junta de borracha do filtro velho saiu com ele e não ficou grudada no motor.
J.       Umedeça com óleo novo a junta do filtro, usando a ponta do dedo, e coloque-o no lugar. Aperte bem com a mão (de preferência sem usar nenhuma ferramenta).
K.    Tenha o óleo novo à mão. Em geral, são necessários 4 litros para um motor padrão, mas é preferível confirmar a quantidade no manual do proprietário.
L.     Abra a tampa na parte de cima do motor onde se põe o óleo e use um funil para não derramá-lo. Coloque a quantidade necessária, de acordo com o manual do proprietário.
M.   Deixe o óleo descansar alguns minutos e verifique o nível com a vareta medidora. O nível deve ficar entre "Max" e "Min".
N.    Feche a tampa.
O.    Ligue o motor e observe se a luz de alerta da pressão do óleo no painel de instrumentos está apagada (desenho de um recipiente de óleo, em geral)
P.      Desligue o motor, deixe o óleo descansar 5 minutos e meça novamente o nível com a vareta, como explicitado acima.
Q.    Se o nível estiver perto do "Min", abra a tampa novamente, complete com mais óleo e meça com a vareta até chegar ao ponto intermediário entre o mínimo e o máximo.
R.     Feche o capô, abaixe o carro com o(s) macaco(s), e controle periodicamente o nível de óleo.
Cuidados para fazer tal troca: Procure utilizar uma luva. Cuidado com o óleo quente. Leve o óleo e o filtro usados para um lugar adequado. Não os deixe em qualquer canto, porque são altamente poluentes. Consulte as oficinas especializadas.

OS FILTROS SÃO IMPORTANTES TROCÁ-LOS TAMBÉM? E QUANDO DEVEMOS FAZÊ-LO?

Todos os dias vemos notícias de que postos de combustíveis são fechados por adulteração dos mesmos. A única forma de prevenção contra tais combustíveis adulterados são os filtros de combustível. Aliás, o filtro de combustível é o único elemento para proteção do motor contra o combustível adulterado. São vários
os elementos químicos que podem ser utilizados para adulterar a gasolina, e cada um deles, compromete de maneira diferente o elemento filtrante. Em alguns casos, pode
até fazer com que o sistema pare de atuar. Os elementos filtrantes de combustível chegam a ter vida útil reduzida à zero, de acordo com o produto que absorve.
Assim, a cada troca de óleo procure fazer também a troca de filtro de combustível e filtro de ar, são importantes para aumentar a vida útil do veículo, além é claro de ajudar a filtrar o combustível adulterado pelo desgraçado do dono do posto de gasolina que utiliza desse expediente.
No próximo tema, explicaremos detalhadamente quando e como trocar o filtro de gasolina do seu carro.

Marcos Tomaz
Presidente da APROVA.