terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

USO E MANUTENÇÃO DOS PNEUS

USO E MANUTENÇÃO DOS PNEUS
Você conhece o seu pneu?

Para conseguirmos um melhor desempenho, durabilidade e até mesmo economia de combustíveis, devemos estar sempre atento aos pneus do carro.
Devemos ainda salientar que o mau uso do pneu e muitas vezes, com pneus excessivamente desgastados (pneu careca) e descalibrados, são causadores de muitos acidentes e mortes.

COMO ENTENDER O PNEU.
Primeiramente vamos começar a ler o pneu, na lateral existem algumas inscrições que a maioria das pessoas sequer percebe. Há também diversas inscrições que explicam Mas vamos lá.
175/70 R 13Esse é o tipo mais comum de pneu, a primeira numeração “175”, refere-se a largura máxima do pneu montado e cheio. O segundo numeral “70” representa a série do pneu, a altura do flanco corresponde a 70% do pneu. A letra “R”, significa que o pneu é radial, e a última numeração 13 refere-se ao diâmetro de apoio, corresponde ao da roda em polegadas.  Entendeu? Não? Então vamos a uma explicação mais detalhada.

Vejamos esta situação:
Essa é a inscrição do pneu:  175/70R13 82T ou 5.60-13 (É apenas para exemplificação, pode ser 205/55 R16 91W) a numeração e a sequencia é utilizada para todos os tipos de pneus).
175 – 5.60É a largura dos pneus em milímetros ou polegadas.
70 Indica a série do pneu. Série é o perfil do pneu, ou seja, a relação percentual entre a altura e a largura da seção do pneu.
Vejamos: Para entendermos melhor, a série (altura) corresponde a 70% da largura (neste caso 175 mm). Quanto menor for esse número (60, 50, 45), mais baixo será o perfil do pneu e ele terá a aparência mais larga.
R – Indica que o pneu é de construção Radial. D – Indica que a construção do pneu é diagonal. B – indica que a construção do pneu é diagonal-cintada (A sigla corresponde a palavra Belted em inglês).
13 – Indica o diâmetro em polegadas do aro em que o pneu é montado.
85 – Índice de carga, esse número indica qual a carga o pneu pode suportar. Quanto maior essa numeração, maior o volume de carga aguenta o pneu. (Veja Tabela abaixo explicando sobre a equivalência entre as numerações e seu valor em Kg.)
T – A letra que vem na sequencia do número de carga refere-se à velocidade máxima que o pneu pode suportar. Ou seja, sem colocar em risco a vida do ocupante dos veículos e de terceiras pessoas. Nesse caso específico T é compatível com uma velocidade máxima de 190 Km/h. (Veja a tabela abaixo relativo a esses números).

Equivalência Entre O Índice De Carga E A Carga Máxima Determinada Para O Pneu
ÍNDICE DE CARGA
CARGA MÁXIMA (KG)
Descrição: http://www.goodyear.com.br/img/spacer.gif
ÍNDICE DE CARGA
CARGA MÁXIMA (KG)
70
335
97
730
71
345
98
750
72
355
99
775
73
365
100
800
74
375
101
825
75
387
102
850
76
400
103
875
77
412
104
900
78
425
105
925
79
437
106
950
80
450
107
975
81
462
108
1000
82
475
109
1030
83
487
110
1060
84
500
111
1090
85
515
112
1120
86
530
113
1150
87
545
114
1180
88
560
115
1215
89
580
116
1250
90
600
117
1285
91
615
118
1320
92
630
119
1360
93
650
120
1400
94
670
121
1450
95
690
122
1500
96
710


Equivalência Entre O Símbolo De Velocidade E A Velocidade Máxima Correspondente
Símbolo De Velocidade
Velocidade Máxima Km/H
M
130
N
140
P
150
Q
160
R
170
S
180
T
190
U
200
H
210
V
240
W
270
Y
300
Z
ACIMA DE 240

Para entendermos melhor a construção dos pneus, entre radial e convencional (diagonal), vamos fazer a seguinte explicação. O pneu é de construção diagonal os cordonéis das lonas se estendem de talão a talão, formando ângulo com a linha central da banda de rodagem. As lonas subsequentes se cruzam em ângulos opostos.
Já o tipo de construção  radial, os cordonéis da lona se estendem de talão a talão no sentido radial, formando um ângulo reto em relação à linha central da banda de rodagem. Existe ainda a cinta de cordonéis de aço que circunda o pneu, logo abaixo da banda de rodagem (Fonte www.goodyear.com.br).

A CALIBRAGEM IDEAL
Primeiramente, como a maioria dos brasileiros, deixamos de ler o manual do veículo querendo logo mexer nos botões para ver como funciona. Em todo o manual há determinado qual a pressão ideal dos pneus. Em alguns veículos, ou até mesmo caminhonetes, há no batente da porta ou até mesmo na tampa do combustível tal inscrição. Mas quando não há, vamos lá, deixar claro qual a pressão ideal para o seu tipo de pneu.
Devemos ainda lembrar que o pneu deve ser calibrado frio, porque a pressão aumenta com a rodagem.
(Dica) No caso de calibrar os pneus com os mesmos quentes, pode-se aumentar em duas libras para que, quando o mesmo esfriar chegue à calibragem correta.
Primeiramente devemos entender a unidade de medida de pressão (lb/pol e KG/cm²) para quem não se lembra, libra por polegada e quilograma por centímetro quadrado.
Devemos salientar que sempre dizem para consultar o manual do proprietário, é que a calibragem dos pneus devem obedecer o critério de peso do veículo, combinado com o aro e o tipo de pneu utilizado, por isso, não podemos fornecer uma tabela para cada tipo de pneu exclusivamente.

DESCOBRINDO OS DESGASTES.
- Quando o pneu está desgastando no centro, é sinal de que o pneu está rodando muito cheio, acima da calibragem recomendada pelo fabricante.
- Os desgastes nas bordas do pneu significa que o mesmo está com falta de pressão, ou muito baixo.

DICAS
- Deve-se calibrar os pneus no máximo a cada 15 dias, se possível o faça semanalmente.
- A cada 5.000 km. Fazer o rodízio dos pneus para evitar desgaste excessivo, não esquecer de fazer o balanceamento.
- Observe sempre o pneu, tanto na parte externa como do lado de dentro, verificando o centro também, o pneu estando em má condição, acarretará outros problemas no veículo, como suspensão, desgaste maior inclusive nos freios.
- As vibrações que são sentidas nos volantes acima de determinada velocidade, acontece por falta de balanceamento ou qualquer outro problema que leva o pneu a trabalhar de forma desigual. Além de forçar a perda do pneu, também pode levar a perda do controle do veículo e causar acidentes. Isso é muito perigoso.
- A resolução 558/80 do Contran diz que é proibido a circulação de veículo equipado com pneus cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm .
- Em média, pneus com pressão 30%  menor que a recomendada aumentam o consumo em até 2,5 %. Além disso, 25% descalibrado, o pneu dura até 50% menos.
- Procure manter sempre a mesma medida recomendada pelo fabricante, afinal os engenheiros estudaram muito para proteger e dar maior conforto a você.
- Procure manter um padrão de medida e desenho de seu pneu, não misture radial com convencional, ou com desenhos diferentes, isso faz com que o veículo, não só desgaste mais como também pode causar desequilíbrio para o motorista.
- No caso de trocar apenas dois pneus novos, coloque-os na traseira, pois é ela que dá sustentabilidade para a direção.

Qual a vantagem do pneu radial?

É um tipo de construção que proporciona ao pneu, uma maior flexibilidade na área do costado, enquanto a cinta de cordonéis de aço dá maior rigidez à banda de rodagem. Existe aí uma redução dos movimentos de retração e expansão da banda de rodagem e isso diminui o atrito com o solo e a resistência ao rolamento, dando como resultado, um menor consumo de combustível e uma maior quilometragem.

Qual a vantagem de se usar um pneu sem câmara?

Bem, o pneu sem câmara é mais seguro, porque sua construção é totalmente hermética, pois tem o liner.
O liner torna desnecessária a câmara e com isso, eliminam-se os efeitos de um estouro súbito. No pneu sem câmara pode penetrar um prego, porém por não haver câmara que possa ser furada, o pneu tenderá a reter o prego. Isso evita a perda brusca de ar e o motorista pode continuar a rodar, sem necessidade de parar naquele exato momento do furo.

Com pneu sem câmara, o rodar fica mais macio, em virtude do menor peso e espessura do pneu ao ser eliminada, precisamente, a espessura da câmara. Assim, as paredes do pneu ficam mais flexíveis, absorvendo melhor os impactos provocados pelas irregularidades da estrada.

A montagem de um pneu sem câmara é muito mais rápida e fácil que a de um pneu do tipo com câmara. Esta tarefa deve ser realizada com cuidado, assegurando-se que os talões assentem bem sobre a flange do aro e verificando-se finalmente, se o conjunto está bem vedado, pois, caso contrário, haverá perda de ar.

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